segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O CDS/Penacova não atingiu os objectivos nas Autárquicas 2009

Infelizmente o concelho de Penacova, volta a não optar pelos candidatos do CDS/PP. Pela 4ª eleição Autárquica consecutiva, o CDS/PP fica afastado de qualquer representatividade dos orgãos autárquicos do concelho. É tempo para os responsáveis do CDS/PP Penacova analizarem as razões do afastamento dos seus candidatos de qualquer tomada de decisão no rumo dos destinos do concelho durante os últimos 12 anos e os próximos 4 anos até 2013.
Certos que nestas duas últimas eleições, a disputa eleitoral era complexa para o CDS, lamentavelmente o resultado destas eleições ditaram uma nova maioria. O objectivo do CDS nestas eleições era a não existência de maiorias, mas infelizmente para Penacova, mais uma vez tal não aconteceu.

Análise do CDS Penacova

A tabela ao lado, demonstra como os eleitores do CDS nas autárquicas recorrem ao voto útil para entrarem na disputa existente entre os partidos do centrão. O CDS foi o único a registar queda nas votações em todas as freguesias do concelho quando comparamos o resultados das legislativas de à 16 dias com as autárquicas de ontem. Obviamente que nas autárquicas se escolhe mais pelo aspecto pessoal que doutrinário, mas a realidade é que todos os outros partidos mantém razoavelmente as suas votações.

Cálculo dos Mandatos
A tabela abaixo indica como são calculados os mandatos pelo método de d'Hondt, e evidenciam o facto de os votos nulos e brancos não entrarem nessas contas, nem penalizarem os partidos, apesar de se poderem considerar votos de protesto. Ainda assim, para a Assembleia Municipal de Penacova, bastaria os votantes em branco e nulos terem votado no CDS/PP, para este ter eleito um representante. Tal eleição seria importante para o CDS conhecer as decisões tomadas no rumo do concelho, aceder a documentos oficiais e assim poder encetar o seu trabalho de esclarecimento das populações.

Outra conclusão evidente, quer nestas, quer nas duas últimas eleições, o CDS não teve qualquer influência nos resultados dos outros partidos, aspecto lamentável, mas que não é alheio o facto do concelho de Penacova à semelhança de muitos outros no distrito ser maioritariamente de esquerda. Caso os votantes CDS das legislativas de à 16 dias, tivessem mantido o seu sentido de voto, provavelmente não haveria uma nova maioria em Penacova e o CDS voltaria a ter representatividade autárquica.

Os desaires das últimas quatro autárquicas demonstram a vontade dos eleitores penacovenses em diminuirem a representatividade democratica, o que teria ocorrido este ano de 2009, caso não houvesse interesse das estruturas do partido em existir uma lista concorrente em Penacova. Face aos resultados destas eleições e das antecessoras, vai haver necessidade em renovar os responsáveis do CDS Penacova e renovar a estratégia no concelho, não estando fora de parte o encerramento do CDS em Penacova. A culpa do desaire fica repartida entre os mentores pela estratégia fracassada do CDS/Penacova e pelos eleitores do CDS que optaram por votar noutras listas!!! Mas, os votos não têm propriedade, conquistam-se ... e portanto, certos que a vossa opção não foi a melhor ....

Resultados Legislativas 2009: http://legislativas2009.mj.pt/
Resultados Autárquicas 2009: http://autarquicas2009.mj.pt/

4 comentários:

  1. O CDS-PP merecia melhor em Penacova. É minha opinião que faltou dinamica aos actuais responsáveis concelhios. É hora de mudar os responsáveis.
    MMM

    ResponderEliminar
  2. A concelhia do CDS não tem presidente à sete anos a esta parte.
    A dinâmica num partido pequeno depende de uma liderança muito forte e os que poderiam assumir esse papel não o pretendem fazer por questões da vida profissional.
    Por outro lado os simpatizantes do CDS têm na maioria dos casos "medo" de se mostrarem devido às represálias inerentes a esse facto, infelizmente a democracia livre é só no papel.
    Agradecemos aos simpatizantes todos os comentários possíveis por este meio para troca de ideias, mesmo como anónimos ou por email para cdspenacova@gmail.com
    Só juntos conseguiremos reconstruir o CDS em Penacova.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Então mas um partido pode estar 7 anos sem um presidente e ser candidato a eleições?

    Não existem pessoas no concelho com perfil de liderança?

    Existe "medo" no concelho de Penacova?

    Então

    Parece estár na hora de começar a trabalhar,com rigor, com dedicação, com vontade ganhadora, por forma a delinear estratégias para que o partido possa ir de encontro aos objectivos da população.

    Urgente a criação de uma estrutura concelhia sólida, dinamica, que não tenha "medo".

    Penacova tem que ser um concelho livre, pluralista, atractivo com dinamica.

    É urgente divulgar o partido no concelho. «este trabalho não foi realizado».

    Motivar a juventude do concelho, base essencial para não comprometer o futuro.

    O partido tem espaço no concelho.

    ResponderEliminar
  4. Um esclarecimento: o "medo" é das pessoas que votam CDS. Sempre que o CDS em Penacova tenta realizar iniciativas, os simpatizantes não aderem, preferem manter o anonimato.

    Este ano o Dr. Paulo Portas poderia ter vindo a várias acções de Campanha do PP e manifestaram-nos essa disponibilidade, nomeadamente à feira da Espinheira e à feira de Penacova. Agora o nº de pessoas presentes do concelho excepto os da praxe seriam quantos? Basta olhar para a descida do Dr. Serpa Oliva, apareceram zero Penacovenses. Quantas pessoas estiveram disponíveis para fazer campanha de rua com o candidato Dr. Arsénio Abreu? Zero.

    As pessoas do CDS de Penacova (dois elementos) este ano participaram na elaboração do Programa de Governo do CDS em duas temáticas e Penacova poderia ter muitos mais a participar.

    A realidade é: nas eleições de 1997 o CDS perdeu a representatividade autárquica em Penacova. Nas eleições de 2001 apareceu novo candidato, foi feita uma campanha de base e voltou a não ter representatividade. Em 2005 apresentou apenas a lista. Em 2009 fez-se novamente campanha. A diferença de votos entre 2001, 2005,2009 mostra uma estabilidade nas votações.

    O exemplo mais pragmático: Gavinhos tem o UniãoFC graças a uma pessoa do CDS, que tem tido toda as iniciativas ao longo destes anos a bem dessa freguesia, sem estar na Junta, todos sabem disso nessa zona. Foi candidato em 2001 à Assembleia Municipal, quantos votos teve em Gavinhos? poucos.
    Este ano ano era segundo na Assembleia Municipal, quantos votos foram? poucos.

    Os actuais "meio"-responsáveis não tem medo, têm é a consciência que os outros partidos mantêm o seu núcleo duro de votações, embora existam no CDS (cerca de 200 pessoas), a realidade mostra que dificilmente chegaremos a ter influência nas decisões no concelho.

    Só para terem uma ideia, este ano as pessoas para as listas do CDS foram contactadas apenas por cinco pessoas, três das quais mais influentes. Só para essa acção foi necessário quase quinze dias.

    No entanto, o CDS PP de Penacova iniciará em breve um esclarecimento sobre "Ser de direita", da autoria de Marcos Chaves. E mostrará que a maior economia da Europa, a Alemanha, têm um partido de direita (o equivalente ao CDS) no governo.

    ResponderEliminar